Unidade Hepato-Bilio-Pancreática e Esplénica
ligações | Hospital S. João
     
:: Seja bem-vindo
Bem-vindo à página da Unidade de Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática e Esplénica (UHBPE) do  Hospital de S. João, que pretendemos seja um espaço de divulgação das nossas actividades, e de partilha de informação acessível sobre doenças do fígado, vias biliares, pâncreas e baço.

A Unidade HBPE, disponibiliza, num ambiente diferenciado e multi-disciplinar, os meios de diagnóstico e tratamento integrado para esse tipo de doenças, envolvendo cirurgia clássica e laparoscópica, quimioterapia sistémica e local, radioterapia e todas as técnicas de destruição tumoral por radiologia de intervenção, nos casos de doença maligna.

Asseguramos ainda, o acompanhamento humanizado em todas as fases de evolução da patologia. Para isso, contamos com uma equipa experiente de cirurgiões, em estreita colaboração com anatomo-patologistas, radiologistas, oncologistas médicos, radioterapeutas e nutricionistas, especialmente vocacionados para o tratamento deste tipo de doenças. Contamos igualmente com uma experiência de cerca de 1000 doentes tratados anualmente, e de cerca de 800 intervenções cirúrgicas pelas mais diversas patologias, benignas e malignas, destes órgãos. É essa experiência que pretendemos colocar aqui à disposição de todos, doentes, famílias e profissionais de saúde.
 
:: Em destaque
» Unidade HBPE organizou o 3º Curso Teorico-Prático de Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática
Este Curso decorreu no Hotel Melia Porto-Gaia, nos dias 11 e 12 de Fevereiro de 2011 e destinou-se a cirurgiões e enfermeiros envolvidos no tratamento cirúrgico das doenças do fígado.

» Unidade HBPE organiza o 2º Curso Teorico-Prático de Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática
Este Curso, destinado a cirurgiões e enfermeiros envolvidos no tratamento cirúrgico das doenças do fígado, vai decorrer no HF Hotel Ipanema Park (Porto) e no Centro de Cirurgia Experimental de Vila do...

» Primeira colecistectomia sem cicatriz (SILS) no Hospital de S. João
A cirurgia laparoscópica assumiu, nos últimos anos, um papel central no tratamento cirúrgico da patologia biliar, sobretudo no da litíase vesicular onde representa mais de 90% das cirurgias efectuadas...

» Unidade HBPE organiza o I Curso Teorico-Prático de Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática
Este Curso, destinado a cirurgiões e enfermeiros envolvidos no tratamento cirúrgico das doenças do fígado, vai decorrer no Novotel Vermar, Póvoa do Varzim e no Centro de Cirurgia Experimental de Vila...

» Grupo Oncológico Hepato-Bilio-Pancreático actualiza os protocolos de actuação multidisciplinar


» UHBPE apresenta os seus resultados
Resultados Abril-setembro de 2008

» 6ª Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da UP
Participação da Unidade HBPE.

» UHBPE utiliza novo hemostático para cirurgia hepática pela primeira vez em Portugal
A UHBPE foi pioneira na utilização, em Portugal, de um novo produto hemostático para cirurgia do fígado, numa doente submetida a hepatectomia direita por tumor secundário.

» Grupo Oncológico Hepato-Bilio-Pancretático, cresce 30% no último semestre
O tratamento actual de diversas doenças ultrapassa decisões médicas individuais, para se basear em avaliações de consultas multidisciplinares, que reúnem profissionais de diversas formações e especial...

» Tratamento Laparoscópico da Litíase da Via Biliar Principal
A definição do “gold standard” no tratamento da litíase da Via Biliar Principal (LVBP) na era da cirurgia laparoscópica, persiste como objecto de controvérsia.

» Unidade HBPE premiada na categoria de poster na I Reunião de Cirurgia Minimamente Invasiva


 
 
 
:: 2º Curso Teorico-Prático de Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática
(5 e 6 Fevereiro 2010)
separator
Mais informação e inscrição


:: 1º Curso Teorico-Prático de Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática (Janeiro 2009)
hbpe 2009
Mais informação e inscrição
 
 
:: A Unidade HBPE
A Unidade Hepato-Bilio-Pancreática e Esplénica (UHBPE) é uma das unidades funcionais do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de S. João, EPE. Nela trabalham 10 especialistas em Cirurgia Geral e, de forma rotativa, os médicos Internos Complementares (de Cirurgia Geral e de outras especialidades cirúrgicas). Esta unidade gere 20 camas de doentes do sexo feminino (no piso 6) e 17 camas de doentes do sexo masculino (no piso 5)

São destinadas à UHBPE, todos os dias da semana, salas de bloco operatório perfeitamente adaptadas ao tipo de cirurgia realizada. Nelas é possível executar os mais modernos actos cirúrgicos, bem como actos adjuvantes de diagnóstico e tratamento intra-operatórios (ecografia, endoscopia, radiografia, técnicas de radiologia de intervenção e tratamentos oncológicos).

Nos últimos 6 meses foram admitidos 785 doentes, 421 do sexo feminino e 364 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 94 anos, sendo a idade média de 58,9 anos. Foram realizadas no mesmo período de tempo 723 intervenções (15% de carácter urgente).

A cirurgia de ambulatório representou 15% das intervenções. A cirurgia das vias biliares contou com 384 intervenções e destas, 325 foram realizadas por laparoscopia.