Unidade Hepato-Bilio-Pancreática e Esplénica
ligações | Hospital S. João
     
:: O que fazemos
 

 :: Grupo Oncológico
O tratamento actual de diversas doenças ultrapassa decisões médicas individuais, para se basear em avaliações de consultas multidisciplinares, que reúnem profissionais de diversas formações e especialidades, para propor, em conjunto, a melhor solução para o diagnóstico e tratamento integrados de cada doente.
Este conceito é especialmente verdadeiro, quando se trata de patologias do foro oncológico, e numa Instituição, como o Hospital de S. João, que pode oferecer todas opções terapêuticas: médicas, cirúrgicas e de endoscopia ou radiologia de intervenção.

O Grupo Oncológico da área Hepato-Bilio-Pancreática é constituído por profissionais especialmente preparados e vocacionados, das diversas áreas envolvidas no tratamento do doente oncológico: Cirurgia Geral, Oncologia Médica, Radiologia, Radioterapia, Anatomia Patológica, Nutrição. Com carácter semanal são apresentados novos doentes e re-avaliados doentes já conhecidos, de forma a proporcionar-lhes um tratamento individualizado, com bases científicas sólidas e abrangentes.


   
:: Grupo Oncológico Hepato-Bilio-Pancretático, cresce 30% no último semestre   
Nos últimos 6 meses de actividade foram apresentados 97 doentes com uma média de idades de 61,876 anos, na sua maior parte homens, entre os 33 e os 87 anos, o que representou um crescimento de 30% em relação ao semestre anterior. Em 18 doentes foi proposto tratamento cirúrgico, em 29 doentes foi necessária a colaboração da radiologia de intervenção, em 20 doentes a opção de tratamento passou pela quimioterapia e em 4 foi necessária a realização de radioterapia.

Foi possível, graças a esta estratégia, "recuperar" para tratamento cirúrgico curativo, doentes com tumores avançados após redução tumoral com quimio e/ou radioterapia. Por outro lado, foi igualmente possível oferecer qualidade de vida a outros doentes através de técnicas paliativas, envolvendo destruição tumoral ou resolução de complicações graves como a icterícia ou a obstrução digestiva, causadas pelo crescimento ou invasão neoplásicas.

  
   
 
  
:: Protocolos...
 
Protocolo de actuação multidisciplinar

  
:: Saber mais sobre...
 
Fígado

Vias Biliares

Pâncreas

Baço

:: Investigação
 
Artigos científicos