Unidade Hepato-Bilio-Pancreática e Esplénica
ligações | Hospital S. João
     
:: Quem somos
 
Rui Soares da Costa
Médico na Unidade
email: rsoares.costa@hbpe.org 

Biografia
 
  • Licenciatura pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1983.
  • Iniciou o Internato Geral em 1 de Fevereiro de 1984, no Centro Hospitalar de Vale do Sousa, tendo sido transferido para o Hospital Distrital de Matosinhos em 1 de Abril de 1984. Em Novembro de 1986 foi mobilizado tendo cumprido o Serviço Militar Obrigatório e passado à disponibilidade em 4 de Março de 1988. Em 5 de Janeiro de 1987, inicia o Internato Complementar de Cirurgia Geral, no Serviço de Cirurgia 3 do Hospital Geral de Santo António, onde foi Assistente Convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Em 12 de Novembro de 1994 foi admitido no Colégio de Especialidade de Cirurgia Geral.
  • Em 1 de Junho de 1995 é nomeado Assistente Hospitalar de Cirurgia Geral do Hospital de Nossa Senhora da Saúde, em São Paio de Oleiros. Em 1 de Junho de 1998 foi-lhe concedida transferência para o Serviço de Cirurgia 4 do Hospital de S.João, no Grupo de Patologia Esófago-Gástrica sob a direcção do Prof. Dr. Amadeu Pimenta. Em 2001 e após provas públicas em Concurso obteve o grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar.
  • Desde Fevereiro de 2002 passou a trabalhar no Serviço de Cirurgia, na Unidade de Patologia Hepato-Bilio-Pancreática e Esplénica.
  • Colaborou e participou em vários Congressos e Cursos Nacionais e Internacionais relacionados com a Cirurgia Gastro-Esofágica e Hepato-Bilio-Pancreática e Esplénica como membro de júris e de mesas redondas.
  • Desde Setembro 1997 que é Médico Cirurgião do Quadro do SAMS (Sindicato dos Bancários do Norte) e desde 1994 que é médico do Hospital de Santa Maria no Porto.
  • Desde 2004 é um dos responsáveis pelas Actividades de Cultura e Lazer da SNORM.
  • Concluiu os seus estudos de Piano e Composição no Conservatório de Música do Porto em 1983 e 1984 respectivamente.
  • Desde 1995 que faz parte integrante do agrupamento musical MEDICI ENSEMBLE tendo realizado cerca de uma centena de concertos e com quem gravou um CD em 1998.
  • Como compositor tem tido o privilégio de ouvir as suas obras cantadas e tocadas por várias orquestras nacionais e estrangeiras (Espanha, França, Reino Unido, Itália, Bulgária e México). Em 2006 teve uma obra sua editada pela JORSOM em CD, com a Orquestra de Pleven e dirigida pelo Maestro Manuel Ivo Cruz.
   
   
  
 
 
 
:: Médicos da Unidade
 
» J. Costa Maia
» Carlos Ribeiro
» Carlos Soares
» Humberto Cristino
» João Araújo Teixeira
» Luís Afonso Graça
» Manuel Oliveira
» Marinho Almeida
» Renato Melo
Rui Soares da Costa
» Virgília Gomes
 
 
:: Colaboram também
 
» Cidália Cação Gil
» Cristina Sarmento
» Cristina Teixeira
» Gabriela Pinto
» Joanne Lopes
» Maria José
» Miguel Madureira
» Paulo Morgado
» Sandra Marília